TRANSLATOR

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Agenda cultural de joão Pessoa-PB (outubro/novembro 2010)

Agenda cultura de João Pessoa-PB


PROCURADO ONDE IR NA CIDADE DE JOÃO PESSOA?

VEJA AI ALGUNS SHOWS DE NOVEMBRO

Tocarei nos shows de:

29/10 (C/Henrique Ornellas) - Lá em casa lounge bar(manaira) 23:00
06/11 Mama Jazz -(GUINÉ BISSAU)Estação Ciência 18:00
12/11 (Projeto Pifercussão) Praça antenor Navarro, Centro Histórico de JPA 20:00
12/11 (C/Henrique Ornellas) - Lá em casa lounge bar(manaira) 23:00
13/11(C/ Alexandre França) - Praça pública Bairro Padre Zé 19:00
14/11(C/Alexandre França) Estação Ciência 18:00
14/11 (C/Henrique Ornellas) - Carboni bar,ao lado do bebe blues come jazz 20:30
17/11 C/Mama Jazz (GUINÉ BISSAU)- Ponto de Cem Reis 18:00
19/11 C/ Amanda Cunha - no II encontro regional de ETNOMUSICOLOGIA UFPB 19:00
19/11 (C/Henrique Ornellas) - Lá em casa lounge bar(manaira) 23:00
23/11
Baião de três ( meu grupo de música instrumental) estação Ciência 17:00 16/12 Baião de três no 3º dia percussivo com meu grupo de música instrumental estação Ciência 14:00


MORE INFO: www.myspace.com/heraclitodornelles
83-8827-7740

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pifercussão no circuito das praças de JPA

É com enorme satisfação que convidamos todos a assistirem a apresentação artística da mulekada do Pifercussão e dos Pifercussores.


Data:23/10Local:Praça Aquiles Leal (praça onze) Jaguaribe, João Pessoa-PB Gratuito.info:83-8827-7740



Descrição da apresentação:A iniciativa trará um show com participantes do projeto sócio-cultural Pifercussão realizado em João Pessoa que atua na formação musical e cultural de jovens e adolescentes carentes da comunidade do Bairro São José.Com isto visamos estimular o conhecimento da cultura nordestina de bandas de pífano, através de novas iniciativas como a proposta do Pifercussão, contribuindo efetivamente para a formação de novos público admiradores desta cultura, propiciando a estes jovens envolvidos auto estima e a sensação de que podem alavancar as atividades de inclusão sócio-cultural que já realizamos e observar que a música pode de fato ser uma alternativa de atividade profissional.
(em breve fotos) mais informações www.pifercussao.blogspot.com

sábado, 9 de outubro de 2010

Ciclo Natural Pocket Band (RJ,PA,PB)

Clique no Link e escute o grupo no vídeo abaixo.

Ciclo Natural Procket band
(RJ,PA,PB)



Ciro Kastrup(RJ), Bruno Fernandes(PA) e Heráclito Dornelles (PB).

Release:
Ciclo Natural - Pocket Band é uma proposta musical que surge em meados de 2010 no encontro de Ciro Kastrup (RJ) e Bruno Fernandes (PA) com Heráclito Dornelles (PB). O trabalho é recheado de improvisos, com sonoridades regionais, passa pelo jazz, grooves e música eletrônica.Construindo uma ponte sonora que atravessa um rio de três margens: Rio de Janeiro, Pará e Paraíba, as construções musicais são bem espontâneas e carregadas das vivências de cada músico com pesquisa e criação em sua região de origem e ao longo de sua carreira em viagens pelo Brasil e pelo mundo.
Um pouco mais de cada um


Ciro Kastrup é carioca e idealizador do Ciclo Natural - Educação, Arte e Ecologia, projeto de pesquisa e construção de instrumentos musicais de sucata e diversos materiais.Na foto Ciro toca o Cabaco (instrumento de duas cordas de nylon feito de Cabaça).
http://www.ciclonatural.com.br/projeto.htm



Bruno Fernandes

Músico e produtor paraense, ja produziu diversos grupos de carimbó, atualmente produz música em seu home estudio.http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4272308626180858804



Heráclito Dornelles

Paraibano, atua como músico e pesquisador de bandas de pífano do nordeste brasileiro. No grupo, traz a raiz nordestina nas melodias criadas no pife e nos ritmos. Heráclito toca zabumba como bumbo de bateria e usa notas soltas e presas.

www.myspace.com/heraclitodornelles

Sobre o som


A gravação se deu a partir da intenção de se construir uma música com raiz regional, mas que seja ampla e sem fronteiras. Uma música regional de todo canto, seja nordeste, Pará, Rio ou qualquer parte do planeta. Em sintonia também com as novas tecnologias e com o mercado mundial da música.Como fonte principal de inspiração está o próprio processo de criação coletivo e o encontro os artistas. O trabalho propõe o resgate do regional, diluído dos aspectos identitários de cada região. Ou seja, a partir da mescla com a música eletrônica e com os instrumentos musicais do Ciclo Natural o tradicional torna-se novo e o antigo saber cultural torna-se inovador ao ganhar roupagem e arranjo que desconstrói estereótipos e valoriza a pluralidade de tendências musicais. A composição “Do Cariri ao Carimbo” teve como ponto inicial de criação o tema melódico principal que se desenvolveu baseando-se nas mudanças de grooves de bateria.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Som Da Tarde tem Chorisso e Baião de Três neste sábado 09.


fonte: Secom/JP



As bandas Chorisso e Baião de Três se apresentam neste sábado (9), às 17h30, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O show, que faz parte do projeto Som da Tarde, é aberto ao público e também integra a programação do Estação Criança, evento alusivo à Semana da Criança.


O primeiro grupo a ser apresentar é o Chorisso que surgiu em 2007 e vem desenvolvendo um trabalho interpretativo de clássicos do choro brasileiro, resgatando em seu repertório vários compositores e interpretando composições de autores nordestinos. O grupo surgiu de encontros informais dos integrantes. Hoje, com um grupo de seis músicos e dois técnicos, eles se apresentam em todo o Nordeste, mantendo em sua música a concepção dos compositores e criando arranjos para dar um colorido diferente aos grandes clássicos. No repertório, composições de Sivuca, Nazareth, Hermeto Pascoal, Anacleto de Medeiros, Severino Araújo e outros, além de músicas de compositores nordestinos, bem como trabalhos autorais do grupo. Em 2008, teve seu projeto de produção musical aprovado pela Fundação Nacional de Arte (FUNARTE), através do “Projeto Pixinguinha”. O Chorisso é formado por Renan Rezende (flauta transversa), Lucyane Alves (bandolim), Poty Jr. (cavaquinho), Gutemberg Nóbrega (violão 6 cordas), Vinícius de Lucena (violão 7 cordas) e Carlos Moura (pandeiro). A segunda apresentação é da banda Baião de Três. O grupo é formado por músicos paraibanos bastante conhecidos por sua vivência no cenário musical do estado.


O Baião de Três é formado por Heráclito Dornelles (bateria, percussão e pífanos), Ricardo Brito (piano, sanfona e escaleta) e Hercílio Antunes (contrabaixos). A banda participou de vários festivais de música, entre eles, a Mostra de Música Paraibana do Serviço Social do Comércio (SESC/PB) e o 5º Festival Banco do Nordeste de Música Instrumental.


Som da Tarde – O projeto acontece desde 2008. É coordenado pela Divisão de Programação e Atividades da Estação Cabo Branco e foi idealizado com o objetivo de divulgar e apoiar o trabalho musical de instrumentistas e compositores paraibanos, além de movimentar mais um espaço aberto ao público. “Som da Tarde agora integra o Circuito Cultural das Praças em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope)”, ressaltou o músico Rivaldo Dias, produtor cultural da Estação Cabo Branco. Vários nomes da música paraibana e até grupos internacionais se apresentaram no palco do anfiteatro da Estação Cabo Branco no Projeto Som da Tarde como Fuba, Beto Brito, Chico Correa e Eletronic Band, Mira Maia, Grupo Tenente Lucena, Circulo de Tambores, Banda Marcial Castro Alves, Zabumba Mundi, grupo Trem das Onze, Baticumlata, Amigos do Choro, Glaúcia Lima, Trio de Forró, Grupo de Percussão Latocando, Banda Tocaia, Banda Conceito Básico, Coral Santa Isabel, Rastaman, Adeildo Vieira, Grupo Acorde, Banda 5 de Agosto, Renata Arruda e Quadrilha Sanfona Branca.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Workshop de bateria no Instituto Dom Helder



Além do workshop de bateria terá participação da mulekada do Projeto Pifercussão,convido todos no dia 06 a partir das 14 hrs prestigiar esse evento gratuito.



saiba um pouco mais:
Dentro da programação do evento aconteceram ainda as atividades relacionadas à percussão/bateria:
Dia 4 (segunda):
15:30h - Grupo de Percussão da Escola de Música Anthenor Navarro
16:15h - Grupo de Percussão do CDHC
16:30h - Banda Marcial - Programa Mais Educação
Dia 5 (terça):
10:00h - Roda de Capoeira
15:50h - Roda de Capoeira
Dia 6 (quarta)
8:30h - Workshops de bateria com Heráclito Dornelles
10:00h - Grupo de Percussão do CDHC
11:00h - Grupo de Percussão - Pro dia nascer feliz
14:00h - Workshops de bateria com Heráclito Dornelles
15:50h - Grupo de Percussão do Lar Fabiano de Cristo
16:10h - Baticumlata - Grupo de Percussão da EMLUR
16:30h - Grupo de Percussão Experimental
16:50h - Samba de Roda do CDHC
Noite:Grupo Cirandeiros de Gramame
Grupo Nó de ImbiraGrupo Boi de Fulia
Grupo Orin Axé
Dia 8 (quinta)
8:00h - Oficina de berimbau terapia com professor Mazinho
13:30h - Oficina de berimbau terapia com professor Mazinho
Dia 9 (sexta)
08:00h - Exposição de instrumentos de percussão
09:00h - Grupo de Percussão do CDHC
10:30h - Grupo de Percussão do PETI
11:00h - Grupo de Capoeira do PETI
Noite:Círculo de Tambores
Nação Maracahyba